Quem somos

Fotógrafo: Claudio Pedroso


KEILA CRISTINA NICOLAU MOTA

Turismóloga, M.Sc., Ph.D.


Pós-doutorado em Turismo e Hotelaria pela (UNIVALI/SC) (2013), bolsista PDJ CNPq. Doutora em Administração e Turismo pela UNIVALI/SC (2011), Doutora em Turismo e Hotelaria pela UNIVALI/SC (2005), Mestre em Administração pela UECE (1999), Bacharel em Turismo pela UNIFOR (1991); Consultora Ad Hoc do Ministério da Educação para Turismo e Hotelaria e avaliação Institucional; Membro da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação e Pesquisa em Turismo (ANPTUR), Membro da Associação Brasileira dos Bacharéis em Turismo (ABBTUR).

Atuação acadêmica no âmbito do Ensino, da Pesquisa e da Extensão com experiência em direção, coordenação de cursos, consultoria em projetos acadêmicos e técnicos, grupos de pesquisa, e docência, desde 1998. Docente do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), onde ensina na graduação e na pós-graduação, presencial e à distância, orienta monografias e artigos científicos, avalia artigos, projetos de pesquisa, banca de seleção de professores, lidera o grupo de pesquisa entre outras atividades. Ensina e orienta dissertações no mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Ministra palestras e cursos de extensão e é autora e revisora de livros, artigos em revistas científicas nacionais e internacionais e eventos.  Integra o Conselho de Revisores Científicos (Referees) da Revista Turismo & Desenvolvimento editada pela Universidade de Aveiro – Portugal, da Revista Turismo em Análise da Universidade de São Paulo (USP) e da Revista Turismo e Sociedade da Universidade do Paraná (UFPR).

Participou de vários artigos e livros no mercado nacional, entre eles:

Autora dos Livros:

·       Marketing Turístico: promovendo uma atividade sazonal, Editora Atlas, 2001;

·       Marketing Turístico. Fortaleza: UAB/IFCE, 2010.

·       Além de livros didáticos de Hotelaria para o ensino na graduação à distância do IFCE.

Organizadora do Livro:

  • Educação Tecnológica: teoria e prática do turismo da hospitalidade e do lazer. Fortaleza, Expressão Gráfica e editora, 2011 (organizadora).

Co-Autora dos Livros:

  • Análises Regionais e Globais do Turismo Brasileiro. São Paulo: Roca, 2005, (Capítulo 10 – Qualidade na concepção do projeto pedagógico dos cursos superiores em Turismo e Hotelaria no Brasil, p. 149-179);
  • Ensino superior em Turismo e Hotelaria: reflexões sobre a docência e a pesquisa de qualidade. 1. ed. Ilhéus, BA: Editus, 2006 (Capítulo IV – As implicações das políticas públicas na gestão da educação superior em Turismo e Hotelaria no Brasil, p.109-137).
  • Políticas de Turismo: estratégias para a sustentabilidade. Fortaleza: Edições  Demócrito Rocha, 2008. (Volume 2, Capítulo 4 – Os segmentos turísticos adequados à realidade de Fortaleza. P. 94-117).
  • Segmentação do mercado turístico: estudos, produtos e perspectivas. São Paulo, Manole, 2009.(Capítulo 23 – Turismo de Intercâmbio, p.389-406)
  • Educação Tecnológica: teoria e prática do turismo da hospitalidade e do lazer. Fortaleza, Expressão Gráfica e editora, 2011 (Capítulo 1 – Egressos do curso de hotelaria do Instituto Federal do Ceará: perfil, satisfação e relação com o mercado, p. 19-45 e Capítulo 9 – Políticas públicas para o desenvolvimento do turismo em Aquiraz: análise do processo de planejamento e implantação, p.197-222).

 

   Contatos: e-mail: professorakeilamota@gmail.com



Résumé

 

Turismologist

Keila Cristina Nicolau Mota, Ph.D.

 

Titles and affiliations

    Post-doctorate in tourism and hospitality, UNIVALI, Santa Catarina, 2012 (in progress).

    Ph.D. in business administration and tourism, UNIVALI, Santa Catarina, 2011

    Ph.D. in tourism and hospitality, UNIVALI, Santa Catarina, 2005

    M.Sc. in Business administration, Ceará State University, 1999

    B.A. in tourism, University of Fortaleza, 1991

    Professor at the Federal Institute of Education, Science and Technology in Ceará (IFCE)

    Ad hoc consultant for the Ministry of Education for tourism and hospitality and institutional evaluation

    Member of the National Association of Postgraduate Programs and Research in Tourism (ANPTUR)

    Member of the Brazilian Association of Bachelors in Tourism (ABBTUR)

 

Currently acts as:

    Professor at IFCE for undergraduate students (face-to-face and distance learning) and post-graduate students

    Dissertation and publication advisor, evaluating papers and research projects

    Member of the IFCE teacher selection committee

    Research group coordinator

    Professor at the Master´s course in tourism business management, Ceará State University

    Lecturer and professor of outreach programs

    Member of the editorial review board at three journals: Turismo & Desenvolvimento (University of Aveiro, Portugal), Turismo em Análise (University of São Paulo) and Turismo & Sociedade (Federal University of Paraná)

 

Books authored or coauthored:

    Educação Tecnológica: teoria e prática do turismo da hospitalidade e do lazer. Fortaleza, Expressão Gráfica e editora, 2011 (Technological education: Theory and practice of hospitality and leisure tourism)

    Segmentação do mercado turístico: estudos produtos e perspectivas. São Paulo, 2009

    Políticas de Turismo: estratégias para a sustentabilidade, Fortaleza, 2008

    Ensino superior em Turismo e Hotelaria: reflexões sobre a docência e a pesquisa de qualidade. 1 ed. Ilhéus, BA: Editus, 2006 (p. 109-137)

    Análises Regionais e Globais do Turismo Brasileiro. São Paulo: Roca, 2005, (v.01, p. 149-179)

    Marketing Turístico: promovendo uma atividade sazonal, Editora Atlas, 2001

(Tourism marketing: Promoting a seasonal activity)

    Plus several textbooks on hotel management for distance learning courses (IFCE)

 

Some papers in journals:

 

Educação Superior em Turismo no Brasil: análise da oferta de cursos superiores no nordeste Brasileiro pelos institutos federais  (Higher education in tourism in Brazil: analysis of the availability of college courses offered by federal institutions in the Northeast)

 

Segmento do Turismo de Negócios para as Agências de Viagem: Perfil de Clientes Corporativos de Fortaleza e Região Metropolitana (Business tourism for travel agencies: profile of corporate clients in metropolitan Fortaleza)

 

Marketing turistico internacional: La marca Brasil. Estudios y Perspectivas en Turismo (International tourism marketing: The brand Brazil. Studies and perspectives in tourism)

 

La Integracion Multidisciplinar en la educación del Turistólogo. Estudios y Perspectivas en Turismo (Multidisciplinary integration in tourismology education. Studies and perspectives in tourism)

 

 

Complete curriculum vitae in Portuguese:

Nenhum comentário:

Postar um comentário