KEILA CRISTINA NICOLAU MOTA
Turismóloga, M.Sc., Ph.D.
Pós-doutorado em Turismo e Hotelaria pela (UNIVALI/SC) (2013), bolsista
PDJ CNPq. Doutora em Administração e Turismo pela UNIVALI/SC (2011), Doutora em
Turismo e Hotelaria pela UNIVALI/SC (2005), Mestre em Administração pela UECE
(1999), Bacharel em Turismo pela UNIFOR (1991); Consultora Ad Hoc do Ministério da Educação para Turismo e Hotelaria e
avaliação Institucional; Membro da Associação Nacional dos Programas de
Pós-graduação e Pesquisa em Turismo (ANPTUR), Membro da Associação Brasileira
dos Bacharéis em Turismo (ABBTUR).
Atuação acadêmica no âmbito do Ensino, da Pesquisa e da Extensão com
experiência em direção, coordenação de cursos, consultoria em projetos
acadêmicos e técnicos, grupos de pesquisa, e docência, desde 1998. Docente do
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), onde ensina
na graduação e na pós-graduação, presencial e à distância, orienta monografias
e artigos científicos, avalia artigos, projetos de pesquisa, banca de seleção
de professores, lidera o grupo de pesquisa entre outras atividades. Ensina e
orienta dissertações no mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da
Universidade Estadual do Ceará (UECE).
Ministra palestras e cursos de extensão e é autora e revisora de livros,
artigos em revistas científicas nacionais e internacionais e eventos. Integra o Conselho de Revisores Científicos
(Referees) da Revista Turismo & Desenvolvimento editada pela Universidade
de Aveiro – Portugal, da Revista Turismo em Análise da Universidade de São
Paulo (USP) e da Revista Turismo e Sociedade da Universidade do Paraná (UFPR).
Participou de vários artigos e livros no mercado nacional, entre eles:
Autora dos Livros:
·
Marketing
Turístico: promovendo uma atividade sazonal, Editora Atlas, 2001;
·
Marketing
Turístico. Fortaleza: UAB/IFCE, 2010.
·
Além de
livros didáticos de Hotelaria para o ensino na graduação à distância do IFCE.
Organizadora do Livro:
- Educação Tecnológica: teoria e prática
do turismo da hospitalidade e do lazer. Fortaleza, Expressão Gráfica e
editora, 2011 (organizadora).
Co-Autora dos Livros:
- Análises Regionais e Globais do Turismo
Brasileiro. São Paulo: Roca, 2005, (Capítulo 10 – Qualidade na concepção do
projeto pedagógico dos cursos superiores em Turismo e Hotelaria no Brasil,
p. 149-179);
- Ensino superior em Turismo e Hotelaria:
reflexões sobre a docência e a pesquisa de qualidade. 1. ed. Ilhéus, BA:
Editus, 2006 (Capítulo IV – As implicações das políticas públicas na
gestão da educação superior em Turismo e Hotelaria no Brasil, p.109-137).
- Políticas de Turismo: estratégias para
a sustentabilidade. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2008. (Volume 2,
Capítulo 4 – Os segmentos turísticos adequados à realidade de Fortaleza.
P. 94-117).
- Segmentação do mercado turístico:
estudos, produtos e perspectivas. São Paulo, Manole, 2009.(Capítulo 23 – Turismo de Intercâmbio, p.389-406)
- Educação Tecnológica: teoria e prática
do turismo da hospitalidade e do lazer. Fortaleza, Expressão Gráfica e
editora, 2011 (Capítulo 1 – Egressos do curso de hotelaria do Instituto
Federal do Ceará: perfil, satisfação e relação com o mercado, p. 19-45 e
Capítulo 9 – Políticas públicas para o desenvolvimento do turismo em
Aquiraz: análise do processo de planejamento e implantação, p.197-222).
Contatos: e-mail: professorakeilamota@gmail.com
Résumé
Turismologist
Keila Cristina Nicolau
Mota, Ph.D.
Titles
and affiliations
― Post-doctorate in tourism and
hospitality, UNIVALI, Santa Catarina, 2012 (in progress).
―
Ph.D. in business administration and tourism, UNIVALI,
Santa Catarina, 2011
― Ph.D. in tourism and hospitality,
UNIVALI, Santa Catarina, 2005
― M.Sc. in Business administration, Ceará State
University , 1999
― B.A. in tourism, University of Fortaleza ,
1991
― Professor at the Federal Institute
of Education, Science and Technology in Ceará (IFCE)
― Ad hoc
consultant for the Ministry of Education for tourism and hospitality and institutional
evaluation
― Member of the National Association
of Postgraduate Programs and Research in Tourism (ANPTUR)
― Member of the Brazilian Association
of Bachelors in Tourism (ABBTUR)
Currently acts as:
― Professor at IFCE for undergraduate
students (face-to-face and distance learning) and post-graduate students
― Dissertation and publication advisor,
evaluating papers and research projects
― Member of the IFCE teacher selection
committee
― Research group coordinator
― Professor at the Master´s course in
tourism business management, Ceará
State University
― Lecturer and professor of outreach
programs
― Member of the editorial review board
at three journals: Turismo & Desenvolvimento (University
of Aveiro , Portugal ),
Turismo em Análise (University
of São Paulo ) and Turismo
& Sociedade (Federal University of Paraná)
Books authored or
coauthored:
― Educação
Tecnológica: teoria e prática do turismo da hospitalidade e do lazer. Fortaleza , Expressão Gráfica e editora, 2011
(Technological education: Theory and practice of hospitality and leisure
tourism)
―
Segmentação do mercado turístico: estudos produtos e
perspectivas. São Paulo, 2009
―
Políticas de Turismo: estratégias para a
sustentabilidade, Fortaleza, 2008
―
Ensino superior em Turismo e Hotelaria: reflexões sobre
a docência e a pesquisa de qualidade. 1 ed. Ilhéus, BA: Editus, 2006 (p.
109-137)
―
Análises Regionais e Globais do Turismo Brasileiro. São
Paulo: Roca, 2005, (v.01, p. 149-179)
―
Marketing Turístico: promovendo uma atividade sazonal,
Editora Atlas, 2001
(Tourism marketing: Promoting a seasonal activity)
― Plus several textbooks on hotel
management for distance learning courses (IFCE)
Some papers in
journals:
Educação Superior em
Turismo no Brasil: análise da oferta de cursos superiores no nordeste
Brasileiro pelos institutos federais
(Higher education in tourism in Brazil : analysis of the
availability of college courses offered by federal institutions in the
Northeast)
Segmento do Turismo de Negócios para as Agências de Viagem: Perfil de
Clientes Corporativos de Fortaleza e Região Metropolitana (Business tourism for
travel agencies: profile of corporate clients in metropolitan Fortaleza)
Marketing turistico
internacional: La marca Brasil. Estudios y Perspectivas en Turismo (International tourism marketing: The
brand Brazil .
Studies and perspectives in tourism)
La Integracion
Multidisciplinar en la educación del Turistólogo. Estudios y Perspectivas en
Turismo (Multidisciplinary integration in tourismology education. Studies
and perspectives in tourism)
Complete curriculum vitae in Portuguese:
Nenhum comentário:
Postar um comentário